Prefeitura de Caravelas reforça estrutura das escolas com novos equipamentos permanentes

A Prefeitura de Caravelas deu início, nesta semana, à entrega de um conjunto de novos equipamentos permanentes, destinados às 25 escolas da rede municipal. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, integra o programa de modernização e fortalecimento da infraestrutura escolar. Entre os itens distribuídos estão aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, freezers, fogões, liquidificadores industriais, ventiladores, televisores e outros utensílios que reforçam as condições de suporte às atividades pedagógicas e administrativas. O prefeito Dr. Adauto destacou a importância desse investimento para a educação municipal: “Estamos realizando ações estruturantes e a climatização das escolas é um passo fundamental. Queremos ambientes acolhedores, modernos e preparados para oferecer o melhor ensino. Seguimos trabalhando para que Caravelas avance cada vez mais e para que nossas crianças tenham acesso a uma educação digna e de qualidade.” A entrega seguirá nos próximos dias, contemplando todas as unidades e atendendo às necessidades específicas de cada escola.

Itapetinga: Legislativo antecipa devolução de R$ 500 mil ao Tesouro Municipal

A Câmara de Vereadores de Itapetinga oficializou, nesta terça-feira (21), a devolução de R$ 500 mil ao Tesouro Municipal, valor referente ao duodécimo repassado ao Legislativo. A medida, formalizada pelo Ofício nº 243/2025, é considerada um marco na administração financeira da Casa, simbolizando uma nova fase de gestão pautada pela eficiência e responsabilidade com o dinheiro público. O montante devolvido é resultado de um planejamento financeiro rigoroso, aliado à contenção de despesas e renegociação de contratos, o que possibilitou a antecipação de parte dos recursos sem comprometer o orçamento nem as obrigações do exercício vigente. A devolução permitirá que a Prefeitura reinvista os valores em áreas prioritárias, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Durante o ato no gabinete do prefeito, a Mesa Diretora sugeriu que o valor fosse aplicado em investimentos no Hospital Virgínia Hagge, reconhecendo a importância da unidade para o atendimento humanizado e de qualidade prestado à população. O presidente da Câmara, Luciano Almeida, destacou o significado do gesto: “Essa devolução histórica representa a nova cultura administrativa implantada na Câmara. Uma gestão moderna, transparente e comprometida com o erário público”, afirmou. O prefeito Eduardo Hagge também agradeceu a iniciativa e elogiou o alinhamento entre os poderes. “É fundamental termos um Legislativo que atue em sintonia com o Executivo e administre os recursos públicos com responsabilidade. Esse ato ficará marcado na história da nossa cidade e servirá de exemplo para futuras gestões”, concluiu.

Camacan: Prefeito Paulo do Gás define apoios para 2026 e amplia articulação política em Brasília

O prefeito de Camacan, Paulo do Gás (PSD), definiu os nomes que irá apoiar nas eleições de 2026. Na esfera estadual, seu apoio será ao deputado Rosemberg Pinto (PT), enquanto, em nível federal, contará com o respaldo dos deputados Antônio Brito (PSD) e Paulo Magalhães (PSD). Reeleito em 2024, Paulo do Gás decidiu ampliar o número de representantes federais aliados com o objetivo de fortalecer a articulação política e garantir mais recursos por meio de emendas parlamentares, acelerando investimentos em áreas estratégicas como saúde, infraestrutura urbana e desenvolvimento social. A nova configuração reafirma a alinhamento da gestão municipal com o governo estadual e mantém a prefeitura integrada a diferentes frentes de atuação em Brasília, ampliando as possibilidades de parceria e captação de investimentos para Camacan.

Paraná Pesquisas aponta Lula na liderança da disputa presidencial de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera eventuais cenários de primeiro turno para as eleições de 2026, de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (27). A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, com 2.020 eleitores em 162 municípios de todas as unidades federativas do país. No primeiro turno, Lula aparece com cerca de 37% a 37,6% das intenções de voto nos cenários testados. Ele foi colocado frente a quatro combinações diferentes: Contra Jair Bolsonaro (PL): Lula 37% e Bolsonaro 31%. Contra Michelle Bolsonaro (PL): Lula 37,3% e Michelle 28%. Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos): Lula 37,4% e Tarcísio 22,3%. Contra Flávio Bolsonaro (PL): Lula 37,6% e Flávio 19,2%. Nos mesmos cenários, os demais candidatos mais bem posicionados foram: Ciro Gomes (PSB) e Ratinho Júnior (PSD), com média percentual entre 9% a 6%. A pesquisa ainda mostra que 4,8% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram, e 5,8% disseram que não votariam em nenhum dos nomes ou escolheriam branco/nulo. No segundo turno, o cenário se mostra mais acirrado. Apesar da liderança numérica de Lula, há o que se caracteriza como empate técnico em confrontos contra alguns adversários, já que a diferença fica dentro da margem de erro de ±2,2 pontos percentuais. Em vários cenários, a variação entre os candidatos foi inferior a aproximadamente 4,4 pontos percentuais, o que impede afirmar vantagem estatística com segurança. Alguns resultados simulados de segundo turno: Lula 44,9% x Jair Bolsonaro 41,6% Lula 44,7% x Michelle Bolsonaro 41,6% Lula 44,9% x Tarcísio de Freitas 40,9% Lula 46,7% x Flávio Bolsonaro 37,0% O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O fato de abranger todos os estados e o Distrito Federal, com eleitores de 162 municípios, reforça o grau de representatividade nacional da pesquisa.

Nova proposta na Bahia pode reduzir custos e facilitar emissão da CNH

O projeto “CNH + Acessível”, idealizado na Bahia pelo Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto-BA), tem potencial para transformar a forma como os brasileiros conquistam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tornando o processo mais acessível, ágil e inclusivo, sem abrir mão da qualidade na formação dos condutores. A iniciativa nasceu a partir de discussões conduzidas por representantes do setor em todo o país e foi apresentada oficialmente no dia 8 deste mês, durante reunião com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O encontro, articulado pela Frente Parlamentar em Defesa da Educação para o Trânsito, presidida pelo deputado federal Zé Neto (PT), abriu as portas para uma mudança que promete beneficiar quem sonha em dirigir, mas ainda enfrenta o alto custo e a burocracia do processo atual. De acordo com o presidente do Sindauto-BA, Wellington Oliveira, o objetivo é apresentar um modelo moderno, acessível e seguro, que amplie o acesso à habilitação sem comprometer a qualidade do ensino e a segurança no trânsito. “Nosso objetivo é garantir uma habilitação mais barata, rápida e com qualidade, preservando a educação para o trânsito como uma política pública para salvar vidas (…) A Bahia deu o primeiro passo, e agora o país inteiro pode se beneficiar”, destacou Wellington Oliveira. Atualmente, tirar a CNH pode custar mais de R$ 3 mil, conforme as normas estabelecidas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), além de levar quase um ano para ser concluído. A mudança proposta pelo Sindauto-BA pode representar uma redução real de mais de 60% no custo total, sendo 67% para motos (categoria A) e 65% para carros (categoria B), segundo estimativas baseadas nos valores atuais. Entre os principais pontos do projeto estão: Abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) diretamente nas autoescolas, reduzindo o valor da taxa de R$ 300 para R$ 9,90; Gratuidade dos exames médicos e psicológicos, que passariam a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou cobertos pelos planos de saúde. Atualmente, esses testes custam em média R$ 400; Isenção da taxa do exame teórico, que hoje custa em média R$ 100; Otimização das etapas do processo, reduzindo de oito para cinco, com diminuição da carga horária prática de 20 para 10 horas; Gratuidade para beneficiários de programas sociais de CNH Social do Governo. Se implementadas, a proposta deve preservar cerca de 300 mil empregos diretamente ligados ao setor de formação de condutores.    

Itajuípe: Prefeito avança com início da 3ª etapa da nova ponte entre o Centro e o bairro Acácio Almeida

O prefeito Léo da Capoeira (Avante) oficializou o início da terceira etapa da obra da nova ponte que liga o Centro ao bairro Acácio Almeida, em Itajuípe — uma das construções mais aguardadas pela população. O equipamento é considerado estratégico para a mobilidade urbana e representa um marco no processo de integração entre as regiões da cidade. “Essa ponte representa muito mais do que uma ligação entre dois pontos da cidade. Ela simboliza o avanço, a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de todos os itajuipenses. É mais uma demonstração de que, com trabalho e parcerias sérias, estamos construindo uma Itajuípe cada vez melhor”, afirmou Léo durante o anúncio. A obra é fruto de uma articulação política conjunta entre o prefeito, o deputado estadual Niltinho (PP), o deputado federal Neto Carletto (Avante) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT). A parceria tem garantido investimentos expressivos e fortalecido o desenvolvimento regional, refletindo o compromisso do grupo com o crescimento de Itajuípe. Os recursos já estão liberados e a empresa responsável dará início imediato aos trabalhos. “Itajuípe mostra, mais uma vez, que união, compromisso e trabalho são a base de uma gestão que transforma sonhos em realidade”, completou o prefeito.

São Sebastião do Passé: TCM determina que prefeita suspenda contratações sem processo seletivo

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou que a prefeita de São Sebastião do Passé, Maria Nilza da Mata Santana, não realize novas contratações temporárias sem a devida realização de processo seletivo simplificado. A decisão –tomada durante a sessão da 1ª Câmara do TCM, realizada no dia 15 – também proíbe a contratação de substitutos de servidores efetivos sem o chamamento público correspondente. Segundo o TCM, entre janeiro e abril de 2025, a Prefeitura de São Sebastião do Passé contratou 226 servidores temporários sem publicar edital ou qualquer outro instrumento de seleção pública. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, considerou procedente o termo de ocorrência apresentado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP) do Tribunal. Diante das irregularidades, o conselheiro aplicou multa de R$ 1 mil à gestora e determinou a adoção de medidas para regularizar a situação, garantindo transparência, legalidade e a preservação do interesse público. O órgão destacou ainda que a maior parte das admissões foi destinada a funções permanentes da estrutura administrativa municipal, o que viola a exigência constitucional de realização de concurso público. Para a relatoria, o histórico de ausência de concursos, a ocupação de cargos essenciais por temporários e as justificativas insuficientes apresentadas pela defesa reforçam a irregularidade das contratações. O TCM reiterou que as contratações temporárias devem ser exceção e devem ocorrer apenas em casos de comprovada necessidade pública transitória, conforme prevê a Constituição Federal. Com a decisão, a Prefeitura de São Sebastião do Passé deverá se abster de realizar novas contratações irregulares e adotar providências para corrigir as falhas apontadas, sob pena de novas sanções. Foto: Matheus Landim

“Ainda vamos nos encontrar muitas vezes”: Lula confirma disputa para presidência em 2026

Em discurso realizado em Jacarta, na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá disputar mais uma eleição presidencial em 2026, buscando o seu quarto mandato. A declaração ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), durante visita oficial ao país ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto, que esteve no Brasil em junho deste ano. “Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições”, afirmou Lula.   Mudança de ideia? Em 2022, numa entrevista à rádio Metrópole, o chefe de Estado chegou a afirmar que não pretendia disputar uma nova reeleição. “Não vou ser o presidente da República que está pensando na sua reeleição. Vou ser o presidente que vai estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo, tinindo”, destacou na ocasião. Em outro momento, Lula havia afirmado que preferiria entregar o país a um sucessor, já que não sabia como estaria sua saúde no futuro. No entanto, durante a reunião em Jacarta, o presidente declarou que, mesmo prestes a completar 80 anos, sente-se com a mesma energia de quando tinha 30.   Agenda Internacional Durante o encontro, o presidente destacou o desejo de aprofundar as relações comerciais entre Brasil e Indonésia, defendendo uma nova postura econômica diante das mudanças globais e um comércio mais livre, democrático e multilateral. A viagem oficial pela Ásia inclui passagens pela Indonésia e Malásia, onde Lula participa da Cúpula da Asean e de um fórum econômico com cerca de 200 empresários. O principal objetivo da agenda é fortalecer o comércio bilateral, especialmente na exportação de proteína animal para a Indonésia — país que integra o Brics e possui a quarta maior população do mundo. Na sequência, Lula deve se reunir com o secretário-geral da Asean e, no domingo (26), terá um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para debater tarifas e medidas de retaliação contra autoridades brasileiras, encerrando o giro presidencial pela região.

Prefeitura de Ilhéus entrega novas obras e anuncia reformas em unidades de saúde

Ilhéus teve um dia marcado por entregas e novos anúncios de obras da gestão do prefeito Valderico Junior (UB). Nesta quarta-feira (22), o chefe do Executivo, acompanhado do secretariado municipal, do deputado estadual Pedro Tavares e de vereadores, inaugurou intervenções nas áreas de educação, infraestrutura e saúde. Entre as entregas, está a requalificação completa da Escola Municipal Vovô Isaac, no bairro Esperança, que agora oferece melhores condições de ensino para alunos e professores, além do Paredão do Parque Infantil e a Escadaria do Alto da Legião, espaços que passam a oferecer mais segurança e valorização urbana. Pela tarde, Valderico Junior assinou as ordens de serviço para a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Euler Ázaro, no bairro Teotônio Vilela, e da UBS do Iguape. As obras já foram iniciadas e integram o conjunto de ações do governo municipal para melhorar a estrutura física e a qualidade do atendimento na rede de atenção primária. A unidade do Teotônio Vilela, que atende cerca de 7 mil pessoas por mês, será totalmente requalificada para oferecer um ambiente mais acolhedor e funcional à população e aos servidores. Durante o ato, o prefeito destacou o compromisso da gestão em priorizar investimentos essenciais, mesmo diante de um cenário financeiro desafiador. “Temos enfrentado um ano difícil, com muitos bloqueios de recursos, mas seguimos fazendo economia onde é preciso e investindo onde realmente importa. As reformas das UBSs do Teotônio Vilela e do Iguape representam cuidado e responsabilidade com a população. São bairros muito importantes para mim, e essa era uma promessa de campanha”, afirmou.

Itaju do Colônia: Gestão de Elder Fontes Impulsiona Cultura e Desenvolvimento Regional

A administração do prefeito Elder Fontes tem se destacado em Itaju do Colônia (BA) pela implementação de políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Com uma gestão pautada na transparência, eficiência e participação popular, Elder tem consolidado Itaju do Colônia como referência na região. Um dos maiores legados da gestão de Elder Fontes é o lançamento do FITAJU – Festival de Itaju do Colônia, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025. Com uma programação diversificada, o evento contará com atrações renomadas como João Gomes, Nadson o Ferinha, Raí Saia Rodada, Tierry, Amado Batista, entre outros. Segundo o prefeito, o FITAJU representa um investimento em cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico, promovendo autoestima e pertencimento para a população local . Além do FITAJU, a gestão de Elder Fontes revitalizou o tradicional São Pedro de Palmira, conhecido como Palmirão, realizado nos dias 28 e 29 de junho. O evento contou com grandes atrações do forró e do arrocha, como Dorgival Dantas e Heitor Costa, reforçando a tradição cultural do distrito e ampliando o alcance das ações culturais da atual gestão. A gestão de Elder Fontes também tem se destacado pela busca de parcerias com órgãos estaduais e federais para garantir investimentos em infraestrutura e serviços públicos. Reuniões com o secretário Adolpho Loyola e o deputado estadual Rosemberg Pinto resultaram na definição de entregas e obras para o município, além de ajustes para o FITAJU, evidenciando o empenho do prefeito em promover o desenvolvimento sustentável de Itaju do Colônia . A gestão de Elder Fontes tem se consolidado como uma das mais eficientes e inovadoras da região, promovendo o desenvolvimento de Itaju do Colônia por meio de investimentos em cultura, infraestrutura e gestão pública. Com uma liderança comprometida e ações concretas, Elder Fontes está transformando Itaju do Colônia em um exemplo de progresso e qualidade de vida para seus habitantes.